Ao longo dos anos trabalhando com consultoria financeira percebi que a grande maioria das empresas do nicho (ME / MEI / MICRO / EPP / PEQUENA) não compreendem a importância da estruturação da sua área financeira para que a partir dai possa ocorrer uma gestão financeira de forma organizada. E alguns pontos são preponderantes para que essa visão desses empresários ocorra desta forma, vejamos alguns:
- Os empresários deste nicho de empresas têm uma cultura, quase que unânime, de misturar as contas pessoais com as contas da empresa (o que vai de encontro com o princípio contábil da entidade);
- Estes mesmos empresários "acham"que por serem donos de pequenos negócios não precisam se preocupar em organizar as suas respectivas áreas financeiras (e honestamente não faço a menor ideia de onde eles tiraram essa informação que é absolutamente FALSA);
- A falta de conhecimento em gestão financeira por parte destes empresários chega muito próximo do ponto crítico, ou seja, falta a eles formação financeira básica para implementar e gerir a sua área financeira (E isso é uma questão de educação continuada, ou melhor, da falta dela);
- E por último, falta gestão, e quando a gestão é falha, toda a cadeia estrutural da empresa sente o peso desse problema;
O conjunto desses elementos contribuem de forma direta para a ausência de áreas financeiras organizadas, funcionais e acima de tudo, estratégicas. E é óbvio que o impacto no negócio é negativo, e os empresários na grande maioria das vezes nem percebem isso, o que também é um outro grande problema.
Posto isso, vale salientar de forma clara e objetiva que independente do tamanho da sua empresa, você empresário tem que ter uma área financeira estruturada para que esta lhe dê de forma concreta os seguintes resultados:
- Operacionalmente organize seus números econômicos e financeiros;
- Gere relatórios gerenciais para auxiliar a sua tomada de decisão;
- Mostre de forma fidedigna o que acontece com o dinheiro da empresa (de onde ele vem, como ele vem, para onde ele vai, como ele vai) - Por mais incrível que pareça conheço muito empresários que não sabem responder essas quatro questões;
- Possibilitem que o empresário consiga a partir da leitura das informações geradas, pensar de forma estratégica para levar a empresa a um aumento de eficiência operacional e por conseguinte, um aumento de resultado financeiro;
- E de forma direta, faça com que o empresário tenha a empresa nas suas mãos;
Ter uma área financeira organizada traz todos estes benefícios acima descritos e isso ainda tem o potencial de tornar você um empresário melhor, não existem motivos e razões para que não se tenha isso na empresa. Ter a área financeira organizada só tende a trazer possibilidades de melhorias contínuas e recorrentes, logo, vale a pena investir tempo e recursos para estrutura-la.
ORGANOGRAMA BÁSICO DA ÁREA FINANCEIRA