Tempos atrás discorri sobre a importância de uma consultoria financeira para uma empresa, chamei a atenção dos pontos positivos deste trabalho e dos ganhos concretos para empresas e empresários. Hoje vou compartilhar com vocês sobre o novo momento pelo qual as empresas de consultorias passam e o que isso significa para nossos empresários e gestores financeiros de forma direta.
PONTO 01: O CLIENTE MUDOU
Por volta de 10 a 15 anos atrás a grande maioria das empresas buscavam fazer consultoria financeira ou quando estavam em dificuldades ou quando estavam praticamente quebradas, não havia por parte do empresário a compreensão que o trabalho da consultoria era absolutamente estratégico e o resultado a entregar era muito mais do que "salvar" a empresa, até porque consultoria nenhuma "salva" empresa de ninguém, consultoria qualifica o empresário, leva ferramentas de trabalho, conhecimento técnico e análise de cenários para que este mesmo empresário possa compreender de forma plena seu negócio e expandir a sua visão sistêmica.
Isso há 10 ou 15 anos atrás, mas para nossa sorte (consultores financeiros) isso mudou. O empresário hoje compreende o papel estratégico de uma consultoria, busca o trabalho para se organizar e compreender melhor o seu negócio em números, estatísticas, probabilidades e riscos, e isso naturalmente, teve uma consequência direta e impactante no nosso trabalho, tornou as consultorias financeiras ferramentas que agregam valor ao negócio. Simplesmente transformador.
PONTO 02: AS CONSULTORIAS FINANCEIRAS EVOLUÍRAM
Da mesma forma que o cliente mudou, os consultores e, consequentemente, as consultorias financeiras evoluíram. A expertise de hoje é mais qualificada, os direcionamentos são mais técnicos e uma coisa que eu sempre fui defensor aconteceu, o trabalho deixou de ser "engessado" e passou a respeitar mais cada negócio em sua essência e em seu nicho de atuação, ou seja, a consultoria financeira de hoje trabalha demandas individuais, não existem mais os "pacotes de consultorias", existe o entendimento da demanda, o desenho de trabalho mais adequado, e a realização de um trabalho específico, direcionado e mais qualificado.
PONTO 03: NOVA DINÂMICA DE MERCADO
E para finalizar, temos o fato de que a nova dinâmica de mercado veio fortalecer estas duas mudanças relatadas acima, se o cliente mudou, e as consultorias financeiras também mudaram, ambos se tornaram melhores, a consequência via dessa equação é uma só: O mercado mudou. Tornou-se mais dinâmico, mais desafiador, mais arriscado e muito mais atraente, uma vez que hoje quando um trabalho é bem feito, os resultados práticos são vistos quase que de forma imediata, e isso é muito bom para todos os lados, pois ao final, todos ganham na mesma proporção.
Esse novo momento das consultorias, das empresas, do mercado, dos profissionais e do cliente final, é um ótimo acontecimento que nas entrelinhas nos torna melhores, mais eficientes e mais eficazes, e nesse cenário ganham todos.
Se ainda não procuraram uma consultoria financeira, o façam, não de qualquer maneira, o façam tendo a real noção do que pretendem com a realização do trabalho e tenham a plena certeza de que o resultado virá, com trabalho, disciplina, esforço, dores e seriedade, e no final, resultados concretos serão auferidos.